Ilustração da oferta
Mais informações
  • Modalidade da Operação: True-Sale ("Venda Direta")
  • Rentabilidade cenário base: 20% a.a.
  • Renatabilidade cenário conservador: 17% a.a.
  • Portfólio diversificado em 5 precatórios federais
  • Remuneração da Balko: 5,42%

Principais Riscos Envolvidos

  • Atraso no pagamento pela União em relação aos precatórios 2022, ou atraso para levantamento dos valores no tribunal

  • Divergência material entre os índices econômicos utilizados no modelo financeiro e os concretizados no futuro

  • Rentabilidade estimada não é garantida. Depende de fatores futuros como expectativa do prazo de pagamento, índices de atualização dos precatórios e eventuais retenções tributárias

  • O ativo não possui liquidez antes da efetiva quitação pela entidade devedora

Perguntas e Respostas:

  • A operação é regulada pela CVM ou BACEN?
    O precatório é um ativo real, não regulado pela CVM ou BACEN. A rentabilidade da operação depende exclusivamente de fatores macroeconômicos e do deságio no momento da aquisição do crédito. Não há qualquer esforço por parte da Balko ou de terceiros

  • Qual a modalidade da operação?
    Trata-se de uma operação de true-sale, ou seja venda/cessão direta de uma fração ideal (percentual) do precatório para o Investidor. O investidor será o devido proprietário do crédito e, portanto, nenhum passivo ou eventual situação de falta de liquidez ou insolvência da Balko alcançará o crédito

  • É seguro investir online ?
    O investimento é realizado via TED, DOC ou PIX a partir de uma conta de titularidade do usuário, exclusivamente. O investidor recebe o seu título de investimento e os valores decorrentes são depositados exclusivamente em uma conta de sua titularidade.

  • Como os precatórios são analisados?
    Antes ser adquirido pela Balko, cada precatório passa por uma rigorosa diligência do nosso time de análise de crédito (na qual menos de 1% dos precatórios são aprovados). O trabalho consiste em estudar a solidez da tese jurídica que materializa a ação, verificar se há vícios processuais que podem macular o precatório e em calcular o valor atualizado do crédito, além de eventuais impostos e contribuições que serão retidos pelo devedor no momento do pagamento.

  • Caso ocorra algum imprevisto, como suspensão nos pagamentos de precatórios, atraso no pagamento de precatórios, alteração na sistemática de pagamento de precatórios, é possível que a rentabilidade seja impactada?
    Sim, é possível que a rentabilidade seja impactada por qualquer um desses motivos. A rentabilidade ainda pode ser impactada por mudanças nas taxas de juros, mudança nas projeções dos índices de inflação e por alterações nos regimentos legais que definem a forma e a alíquota de incidência das retenções na fonte e da tributação do investimento. O investidor está sujeito a esses riscos no momento em que investe em precatórios.

  • Quais os riscos envolvidos no investimento?
    O retorno do seu investimento é variável, conforme descrição específica de cada precatório e sempre depende do pagamento do precatório pela entidade devedora. Aconselha-se a avaliação cautelosa de todas as informações fornecidas, para que cada investidor faça sua própria avaliação da conformidade da relação risco X oportunidade apresentada e os seus objetivos pessoais. Em caso de cancelamento, suspensão ou extinção do precatório o investidor corre o risco de perder todo o capital investido.

  • Há risco de perda de todo o montante investido?
    Os principais riscos de perda de todo o montante investido estão ligados a: i) vícios processuais graves que maculam o processo judicial que originou o precatório; ii) erros materiais de cálculo durante o processo judicial que originou o precatório; iii) discussões de mérito pendentes que podem comprometer a tese jurídica que norteou o processo judicial que originou o precatório. Normalmente, esses riscos materializam-se por meio de ações anulatórias, ações rescisórias ou embargos que ainda se encontram pendentes de apreciação em alguma esfera do judiciário. O time de análise de crédito da Balko engendra máximos esforços para mitigar o risco de perda de principal nos precatórios disponibilizados em sua plataforma, mas o investidor deve considera-los no momento de decidir ou não pelo investimento. Por esses motivos não é aconselhável que o investidor dedique um alto percentual de sua carteira a ativos judiciais ou que concentre toda a parte de sua carteira dedicada a ativos judiciais em apenas um precatório. Diversifique!

  • As rodadas de investimento passam pelo crivo de algum órgão regulador como CVM ou Banco Central?
    A cessão direta de precatórios não constitui valor mobiliário ou título de crédito. As oportunidades disponibilizadas na plataforma da Balko não passam pelo crivo de qualquer órgão regulador. A remuneração das oportunidades disponibilizadas depende exclusivamente do prazo e quitação do precatório pela entidade devedora.

  • Por que é diferente de um fundo de precatórios?
    Usando a plataforma da Balko, você investe com rentabilidades projetadas atrativas, diretamente em um único precatório ou em um grupo de precatórios específicos, optando diretamente e conforme conveniência do investidor por aqueles que mais se conformam ao seu perfil de duração e risco. Fundos de precatórios, FIDCs-NP, são fundos restritos a investidores profissionais, normalmente com duração longa, em que os investidores (quotistas) estão sujeitos à tomada de decisão e política de controle de riscos dos gestores. Os produtos diferem de forma parecida com a diferença entre imóveis e fundos imobiliários: na plataforma da Balko é como se você comprasse diretamente um imóvel.

  • O meu investimento via plataforma da Balko é coberto pelo FGC?
    Não, o seu investimento via plataforma da Balko não é coberto pelo FGC.

  • O meu investimento via plataforma da Balko tem liquidez?
    Não, o seu investimento via plataforma da Balko não possui liquidez. A dinâmica da rentabilidade dos ativos alternativos está normalmente ligada à ausência de liquidez, ou seja: o investidor opta por deixar parte de sua carteira menos líquida, ganhando em troca descorrelação

  • O que acontece com o meu investimento caso a Balko entre em processo de falência ou recuperação judicial?
    Caso a Balko entre em processo de falência ou recuperação judicial, seu precatório ou direito creditório estará protegido, dado que o contrato assinado em nossa plataforma transfere a propriedade do crédito a você, investidor. Assim, a titularidade do crédito não é da Balko e esta é responsável apenas pela execução dos serviços estipulados no contrato de comissão e ordem de aquisição de crédito.

Arquivos da oferta
Balko_Memorando_Op#30.pdf

Notas
¹ Os cenários e valores apresentados, bem como as métricas de rentabilidade expostas, não representam garantia de retorno e podem variar substancialmente.