Por que a Balko?
Controle de riscos
Mais do que oferecer ativos judiciais para investidores, estamos presentes em todos os momentos do processo de investimento para que tudo seja seguro e rentável.
Nossas equipes são formadas por especialistas jurídicos e financeiros, responsáveis pelas etapas burocráticas de análise e seleção dos ativos, até o acompanhamento, previsão e controle de riscos do investimento.
O fluxo de análise e aprovação inclui leitura das páginas dos precatórios, precificação, cálculo de eventuais retenções na fonte e aprovação por um comitê de crédito interno.
Quais são os riscos?
A negociação de precatórios envolve riscos não mitigáveis (liquidez e o de risco de crédito do ente devedor), além de riscos mitigáveis (operacionais, jurídicos e políticos). Pode-se destacar alguns como:
• Vícios processuais que podem comprometer o processo judicial que originou o precatório;
• Erro no cálculo que originou o precatório;
• Discussões de mérito pendentes que podem comprometer a tese jurídica que norteou o processo judicial que originou o precatório.
Segurança
Do cadastro a realização de investimentos, todos os dados compartilhados são protegidos para garantir a segurança dos investidores.
O acesso é mantido por conexões criptografadas, os contratos são assinados digitalmente e possuem reconhecimento jurídico, os provedores de cloud são certificados e todos os processos são regidos por políticas internas de segurança de dados e privacidade, criadas por profissionais especializados.
Precatórios são resultados judiciais de dívidas pendentes por parte do Estado.
Quando não há registro de quitação dessas dívidas nos prazos acordados, elaspassam a ser discutidas judicialmente e, ao final da ação, novos valores e prazossão acordados para a legalização do débito.
Através de um canal de originação, recebemos os ativos para análise e seleção por parte dos nossos times de especialistas jurídicos e financeiros.
Nesse momento, uma extensa diligência começa com o objetivo de entender como o Estado quita seus débitos e se existe correlação entre os perfis de investidores da carteira da Balko.
Tudo para que os investimentos sejam seguros e, realmente, rentáveis.
A disponibilização de precatórios acontece com base em dois modelos de distribuição de ativos: “true-sale” e “endosso de CCBs”.
A operação de “true-sale” é feita a partir da alienação direta da propriedade das frações dos precatórios para os investidores na proporção dos investimentos. A partir desse momento, o investidor passa a ser o dono efetivo do precatório, recebendo o pagamento no momento que o governo realizar a quitação.
O modelo de “endosso e CCBs” é realizado a partir da cessão de cédulas de crédito bancário. É constituída uma Sociedade com o Propósito Específico (SPE) de adquirir um certo rol de precatórios. Essa SPE contrata uma dívida com uma instituição financeira que, em seguida, cede o crédito contra a SPE para os investidores.
Quando o assunto é investimento em precatórios, a rentabilidade funciona um pouco diferente do mercado financeiro tradicional (renda fixa ou ações, por exemplo).
Ela está relacionada ao deságio da aquisição do ativo, baixa liquidez e correção monetária até o pagamento do precatório.
Essa combinação faz com que credores antecipem o recebimento do crédito, vendendo a propriedade do precatório com desconto a outros investidores que aguardam o pagamento integral.
Nós utilizamos cookies para lhe oferecer uma melhor experiência em nosso website.
Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade.
Além disso, você receberá todas as novidades da Balko
Entraremos em contato por algum dos canais cadastrados