Ilustração da oferta
Mais informações
  • Acordo realizado com PGE/SP, valor já pago para os investidores

Comentário do Time de Investimentos Sobre a Operação

  • Precatório adquirido do beneficiário original em 13/12/2019. A Taxa Anualizada de retorno estimada na aquisição era de 60%a.a., com uma estimativa de duração de 36 meses. O precatório foi adquirido em um momento ainda de indefinição em relação aos critérios de correção do precatório, a data base do crédito era de 2013 e havia um julgamento nos tribunais superiores que decidiria a correção seria por TR ou IPCA-E. Não havia também uma sinalização clara de como funcionaria o trâmite para a realização do acordo direto com o Estado de São Paulo. Curiosamente, esse foi o quinto precatório do Estado de São Paulo que adquirimos para acordo direto; sendo, no entanto, o primeiro a ser pago. O precatório foi recebido em 13/04/2021 e corrigido por IPCA-E conforme o decidido pelo STF em abril de 2020. A soma desses dois fatores levou a rentabilidade anualizada efetiva da operação para casa de 130%a.a., com uma duração total de 16 meses.

A Operação foi Arriscada?

  • Caso o investidor faça um investimento hoje, em 3 anos ele saberá se ganhou ou não dinheiro, mas ele não saberá dizer se o investimento foi ou não arriscado. Acreditamos que risco é a probabilidade de perda de rentabilidade no momento que você faz o investimento. Herdamos essa conduta de Howard Marks, gestor e fundador da Oaktree Capital, um dos maiores hedge-funds do mundo. No momento da aquisição do precatório, preferimos a análise dos fundamentos do precatório nos baseando em cenários conservadores, mapeando os riscos de perda de capital, visando controlá-los e evitar surpresas negativas. No caso do PESP05, foi mapeado o risco de correção pela TR ao invés de IPCA-E, o que impactaria o valor futuro do precatório, uma vez que a TR permanece zerada desde set/2017 e que variou em níveis substancialmente inferiores ao IPCA entre 2013 (data base do crédito) e 2017. Foi mapeado, ainda, o nível de imprevisibilidade de prazo para realização do acordo direto, podendo haver variação substancial a depender da vara em que o processo tramitou ou da condição do processo (físico ou eletrônico). A rentabilidade anualizada efetiva de 130% é um prêmio pela conduta de responsabilidade e atenção ao controle de riscos no momento em que o crédito foi adquirido, tendo sido projetado um valor futuro corrigido pela TR e um prazo de 36 meses para realização do acordo.

Métricas da Operação

  • Quem investiu R$10.000,00 recebeu quanto ao fim da operação?
    R$30.436

  • Qual foi o prazo da operação?
    16 meses

Notas
¹ Os cenários e valores apresentados, bem como as métricas de rentabilidade expostas, não representam garantia de retorno e podem variar substancialmente.